Governo do Tocantins e parceiros debatem ações estratégicas para impulsionar a cadeia produtiva do leite

06/04/2021 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Na abertura da live, na manhã desta terça-feira, 6, sobre as ações para impulsionar a cadeia produtiva do leite no Tocantins, o secretário Executivo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Adenieux Santana, falou da importância das ações estratégicas para o crescimento da produção de leite. “É importante à união de esforços entre produtores e laticinistas para fortalecer este segmento, uma vez que, o governo do Tocantins tem buscado alternativas de produção e comercialização do leite no intuito de gerar renda e criar postos de trabalho”, destacou.

Para o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo, é importante essa aproximação dos produtores e os laticinistas para o crescimento dessa atividade geradora de renda, em muitos municípios tocantinenses. “Além das demandas de produção, preços e comercialização, temos também que focar na assistência técnica, visando o fortalecimento da Câmara Setorial do Leite”, detalhou.

O presidente da Câmara Setorial, Marco Antônio Pitondo, explicou que é fundamental essa aproximação de todos os envolvidos para o avanço da produção leiteira, enfatizando que “é necessário essa união de força para a busca de recursos, tecnologias e, assim, alcançar resultados positivos neste segmento produtivo”.

Ações

Entre as ações para fortalecer a cadeia produtiva, nos próximos anos, estão a assinatura de um termo de cooperação técnica para inseminar 12 mil vacas por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), nos próximos 4 anos.

O Governo do Tocantins criou recentemente, o programa Mais Leite, Mais Renda, uma linha de crédito no valor de R$ 4 milhões para auxiliar produtores de leite.  Inicialmente, serão disponibilizados R$ 4 milhões, com juros de 4% ao ano e pagamento em 24 meses, com mínimas exigências burocráticas. Cada produtor receberá R$ 6 mil.

Conselho

Na ocasião, os participantes elegeram os membros integrantes do Conselho Regional dos Produtores de Leite do Tocantins, entidade que tem a finalidade de incluir e aproximar os produtores, envolvendo todos nas tomadas de decisões, demandas e os gargalos existentes para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

Na live, participaram os membros da Câmara Setorial, na qual o Governo do Estado, por meio da Seagro faz parte, representantes de agroindústrias de laticínios e produtores rurais do Estado.