Governo do Tocantins apresenta aos agentes municipais importância do consórcio para o desenvolvimento socioeconômico

24/03/2021 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Na live, “Agrodesenvolvimento Regional Via Consórcio Intermunicipal”, realizada nesta quarta-feira, 24, o Governo do Estado, por meio do Secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, destacou a importância dos agentes públicos municipais do Estado aderir ao Consórcio Intermunicipal. “O Consórcio público é uma alternativa necessária para levar oportunidade de projetos produtivos aos municípios, principalmente aos pequenos produtores, visando a melhoria de segurança e  comercialização dos produtos”, disse.

O presidente Executivo da Rede Nacional de Consórcios Públicos e da Rede Paulista de Consórcios, Victor Borges, disse que o Estado é o principal indutor de incentivo as ações de políticas públicas para os agentes municipais, visando o agrodesenvolvimento regional. “E o Consócio é uma força representativa, ou seja, instrumento, essencial para que juntos, os municípios e Estado busquem resolução dos problemas comuns”, ressaltou.

A diretora Executiva do Consórcio Codevale e médica Veterinária, Daniele Cabrotti, fez uma explanação geral, mostrando como funciona para a adesão ao Consórcio público. “Para criar o consórcio, é importante que siga alguns passos como, identificar os interesses comuns dos municípios, elaborar e o protocolo de intenções para formalizar o consórcio”, lembrou.

Daniele lembrou ainda que a formalização do consórcio permite a conquista do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISB), ferramenta importante para a legalização dos produtos e, consequentemente a comercialização para todo país.

Na live participaram 542 entre pessoas interessada, técnicos, secretários de agriculturas e prefeitos de 30 municípios do Estado.