Governo promove Live para apresentar Projeto dos Consórcios Públicos Intermunicipais

23/03/2021 - Leide Theophilo / Governo do Tocantins

Com o intuito de driblar a crise e apresentar agro-oportunidades, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) promove nesta quarta-feira, 24, às 9h, via plataforma seagrotocantins, uma Live com o tema: Agrodesenvolvimento Regional Via Consórcios Intermunicipais, para Prefeitos dos municípios do Estado, com o foco principal em ampliar as fronteiras comerciais dentro do Tocantins para os produtos com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM),

Atualmente o Tocantins conta com 116 municípios com o SIM implantado. A expectativa é que dois macro-consórcios sejam formados com uma média de 20 municípios regionais, sendo que cada um seja formado até o final do ano. Essa possibilidade representa a abertura de novos mercados para pequenos produtores do Estado, trazendo mais desenvolvimento para os municípios consorciados, além de fortalecer o agronegócio, cumprindo o papel do governo de apoiar os municípios por meio do fortalecimento das agroindústrias de alimentos.

Para o secretário da Seagro, Jaime Café, a Live é uma oportunidade de apresentar os diversos benefícios do consórcio entre municípios para os gestores. “Temos recebido prefeitos de diversos municípios do Estado que desejam ampliar a comercialização dos produtos que são produzidos ali, apenas dentro da cidade, mas que desejam também expandir e apresentar para outros mercados. É nos municípios que o agrodesenvolvimento acontece e o consórcio se torna uma importante ferramenta na gestão Municipalista”, ponderou Jaime Café.

Consórcio

O processo de formalização de consórcios teve início desde a vigência do decreto n° 10.032/2019 que dispõe sobre as competências dos consórcios públicos de municípios no âmbito do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e foi publicado pelo Ministério da Agricultura.