Governo e parceiros alinham produção de tilápias em tanques rede em Filadélfia

15/02/2021 - Mariah Soares/Governo do Tocantins

Reunião técnica sobre produção de tilápias em tanques rede no lago Consórcio Estreito Energia (CESTE), foi a pauta nessa sexta-feira, 12, na Câmara de vereadores, em Filadélfia na região norte do Tocantins. O encontro contou com participação de órgãos do governo estadual, vereadores, pescadores artesanais, empresário e representantes de instituições financeiras.

Terceira reunião sobre instalação de módulos de tanques rede para a produção de tilápias em águas de reservatórios da União trata-se de ação transversal entre secretarias e autarquias estaduais, como Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Ruraltins; Naturatins em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura;  iniciativa privada, prefeituras e associações de piscicultores.

O chefe de gabinete da Governadoria, Sebastião Albuquerque destacou a potencialidade da cadeia produtiva da piscicultura no Tocantins, “enfatizando que o Governo Estadual respeita as leis ambientais e destravou a produção de tilápia no Tocantins”.

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida afirmou que a Semarh participa do projeto viabilizando sondas “para medir a qualidade da água garantindo a sustentabilidade do projeto. É compromisso e recomendação do governador Mauro Carlesse,” ressaltou a gestora.

Para o diretor de Planejamento, Gestão e Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, “as sondas são de tecnologia de ponta, capazes de fazer o monitoramento da qualidade da água em tempo real”, mencionou.

Já a Diretora de Desenvolvimento Sustentável, Karinne Sotero antecipou que “atividades de educação ambiental farão parte das ações e vão auxiliar na implementação desse projeto”.

O titular da secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café reafirmou compromisso, ressaltando que a execução do projeto representa “o que é mais sagrado - produzir alimentos para a população”.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda reafirmou a participação do Órgão no projeto, para que o município seja um grande polo de produção de pescado, afirmou.

Ao defender a viabilidade do projeto, o prefeito de Filadélfia, Davi Bento afirmou que o empenho deve ser de todos. “É preciso que cada um acredite. A nossa gestão não vai medir esforços para colocar o projeto em prática”, garantiu.

Para o empresário Pedro Iran, a produção de tilápias vai trazer desenvolvimento para o município e vai inspirar futuros projetos fomentando a promoção da piscicultura na região.

Modelo

A produção de tilápias em tanques rede em lagos de reservatórios da União, tem como modelo, a primeira unidade de produção da espécie instalada no lago da UHE, em Brejinho de Nazaré. O povoamento de alevinos de tilápias, naquela unidade, ocorreu em agosto de 2018 e está no segundo ciclo de produção, com cerca de 22 toneladas de peixes despescados.

O técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Pesca e Aquicultura, Hernandes Belchior, disse que a experiência em Brejinho é exitosa, pois demonstrou viabilidade socioeconômica e sustentável.

Participantes

Participaram também da reunião, o secretário de Estado da Administração, Bruno Barreto, o diretor de Aquicultura da Seagro, Alexandre Godinho e o engenheiro de pesca do Ruraltins, Andrey Costa.