Notícias

Governo do Tocantins e UFT realizam seminário virtual Agro Innovation 2021, tecnologia de precisão no campo

11/02/2021 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e parceiros realizam virtualmente no próximo dia 19 de fevereiro o seminário Agro Innovation 2021, tecnologia de precisão no campo, 4.0. O evento é voltado para agricultores em geral, docentes, universitários, associações, cooperativas, empresas ligadas ao agronegócio entre outros. Na programação constam palestras sobre sustentabilidade na agroindústria; revolução no campo com startups e blockchain; transformação digital no agronegócio; geomonitoramento e rastreabilidade e oportunidades e desafios ao longo da cadeia produtiva na agricultura.

“O Tocantins é genuinamente agropecuário, portanto temos que incentivar o uso tecnológico na agricultura mais produtiva e sustentável. É preciso debater cada vez mais a importância da inovação, da sustentabilidade e da comunicação no agronegócio para conseguirmos conquistar novos mercados com credibilidade. Portanto escolhemos esse tema inovador para realização deste seminário, Agro Innovation 2021”, destacou o secretário da Seagro, Jaime Café, reforçando que o Governo do Estado incentiva os produtores rurais na busca de novas tecnologias para o avanço da produção e produtividade no campo.

Inscrição

O seminário ocorre, na plataforma da Secretaria da Agricultura, a partir das 8h. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no endereço: https://www.sympla.com.br/agro-inovattion-i-seminario-agricultura-40__1120606. De acordo com a gerente de Desenvolvimento da Seagro, Valéria Pereira Mota, a transformação digital tem um papel estratégico para o desenvolvimento da agricultura, permitindo maior inteligência e compartilhamento de informações e conhecimentos. “No seminário será discutido a importância da inovação tecnológica e suas contribuições para o desenvolvimento da agricultura, e incentivar produtores na adoção de tecnologias digitais com o intuito de obterem eficiência energética, econômica e ambiental”, citou.

A gerente lembra ainda que o mundo está na nova era do agro, o nascimento da indústria 4.0, onde as novas tecnologias digitais estão sendo determinantes para o aumento da produtividade nas lavouras. “Além de trazer diversas possibilidades ao agricultor nas assertivas nas tomadas de decisão, informações vitais e precisas para o acompanhamento de todo ciclo agrícola na propriedade. Esse ciclo de transformações tecnológicas tem como características velocidade, conectividade, autonomia, fusão de tecnologias no campo”, complementou.

Mesa redonda

No final serão realizados debates sobre os temas abordados, sendo intermediado pela moderadora, gerente de Desenvolvimento Tecnológico, Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas, com a participação da professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Flávia Lucila Tonani Siqueira, o diretor de Agrotecnologia, tecnologias e sociobiodiversidade da Seagro, Fernando Garcia, do consultor em Inovação e Transformação Digital, Pompeo Scola e a engenheira de Alimentos, Doutora em Química, gerente de Fomento à Agroindústria da Seagro, Verônica França. 

Participam também do evento, a empresa Markestrat, a Universidade Beira Interior, a Universidade Federal de Santa Maria, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Universidade Estadual do Tocantins, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Universidade Católica do Tocantins, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Superintendência Federal de Agricultura (SFA/TO), Agência de Defesa Agropecuária  (Adapec), Instituto Federal da Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO),  Fundação de Amparo às Pesquisas no Estado do Tocantins, Organização das Cooperativas do Brasil – TO, Federação de Agricultura e  Pecuária do Estado do Tocantins e Instituto Natureza do Estado do Tocantins (Naturatins).

Mais informações ligar no telefone: 3218-2112