Notícias

Governo apoia investidores na ampliação de áreas para a construção de indústria de secagem e armazenamento de grãos

08/01/2021 - Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), Thiago Dourado acompanhado do diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, estiveram na secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), nesta quinta-feira, 7, para receber a equipe da Frísia Cooperativa Agroindustrial, que possui entreposto  montado entre Palmas e Paraíso, com capacidade para receber 42 mil toneladas de grãos para secagem e armazenamento.

No intuito de buscar apoio do governo para instalação de uma nova unidade de entreposto industrial, a equipe da Frísia representada pelo coordenador de Operações de Grãos da Cooperativa, Ivan Barzotto, e outros membros, acompanhados do secretário Thiago Dourado, apresentaram o projeto proposto com metas para início das obras, previsto para os meses de março e abril deste ano.

Para a secretária da Seinf, Juliana Passarin. A liberação da análise do projeto de instalação deverá ser realizada pela Seinf, que de acordo com a secretária da pasta terá total apoio do governo que desejam investir no Estado. “O governo tem todo interesse em apoiar empresas que investem porque são elas que conhecem e acreditam no potencial do Estado, portanto o que depender desta secretaria, a obra iniciará o quanto antes”, afirmou Juliana.

O coordenador Ivan Barzotto explicou que a cooperativa possui áreas de expansão significativa nas áreas agricultáveis do Estado e está sendo demandada por produtores e cooperados da região de Dois Irmãos e Araguacema um espaço que comporte a armazenagem de produtos desses cooperados.

“Nós estamos trabalhando na unidade de Paraíso há dois anos com a capacidade total esgotada, precisamos fazer novos investimentos para poder proporcionar aos cooperados e produtores da região uma nova opção para entregar seus produtos”, relatou o coordenador Ivan.

Ainda segundo o coordenador, foram realizados alguns estudos durante o ano de 2020, e na prospecção das áreas, o município de Dois Irmãos foi o que se sobressaiu, e onde a empresa decidiu fazer investimentos.

“A princípio a unidade vai poder absorver 21 mil toneladas de capacidade estática, que é rodada uma vez e meia ao ano a cada safra. Já existe um projeto de implantação e a previsão para ampliação da unidade, será no terceiro, no quarto ano, e no sétimo ano”, disse Ivan.

O secretário Thiago Dourado, ressaltou que a proposta de investimento no valor de R$ 30 milhões de reais na região do Vale do Araguaia, irá fortalecer a região. “É um investimento que vai montar uma estrutura de armazenamento de mais 21 mil toneladas, chegando a 63 mil toneladas de armazenamento dentro do Estado, isso fortalece ainda mais o setor produtivo”, disse o secretário.

A Frísia é uma das maiores cooperativas do Brasil, com quase 100 anos de história. O secretário reforçou que é uma empresa que fideliza a parceria e continua investindo no Tocantins, porque vê potencial no Estado.

“Eu acredito muito na parceria com a Frísia porque é uma cooperativa que trabalha vários setores. Pensando na sua atuação para os grãos, nós temos tudo para trazer a expertise e todo o nowrow de cooperativas dela para outras cadeias produtivas em que o Estado quer verticalizar e agregar valor”, finalizou o secretário Thiago Dourado.