Notícias

Governo e Sindicato organizam Expoara 2020 100% Digital para outubro

29/07/2020 - Ascom/Seagro

Em enfrentamento a pandemia no Tocantins, o presidente do Sindicato Rural de Araguaína (SRA), Wagner Borges, esteve reunido na manhã desta terça-feira, 28, com o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins),  Thiago Dourado, para debater sobre a realização da 52ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 100% Digital 2020), a ser realizada pela primeira vez no formato digital, em outubro próximo.  

Na reunião, o presidente fez uma pré-apresentação do projeto da plataforma digital a ser criada para a divulgação da feira. “Estamos solicitando o apoio da Seagro na organização da Expoara, pois já tem uma experiência de sucesso com a realização da Agrotins 2020 100% Digital realiza no final de maio”, disse o presidente.

O secretário Thiago Dourado destacou a feira agropecuária como um estímulo para a economia de Araguaína e região, envolvendo diversos segmentos do agro, comércio e indústria e se prontificou a apoiar. “O apoio institucional é viável e importante. Queremos com a Expoara incentivar e mostrar para os outros munícipios que exposição no formato digital é possível. As exposições agropecuárias são vitrines do empreendedorismo rural e o setor do agro foi decisivo para amenizar a crise econômica que enfrentamos com a pandemia”, destacou ele acrescentando que o segmento de exposições e feiras agropecuárias é protagonista na busca da ampliação de novos horizontes e novas oportunidades de negócios.

Expoara

Consolidada na região Norte do Estado, a Feira Agropecuária de Araguaína, (Expoara) recebeu em sua ultima edição realizada em 2019 no Parque de Exposições Dair José Loureiro cerca de 1.500 animais, entre bovinos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos e caprinos, pequenos animais que ficaram expostos aos públicos e movimentaram os leilões, as pistas de julgamento e de esportes. A Expoara gerou em torno de dois mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com informações do Sindicato Rural, a feira teve, em 2019, uma movimentação econômica de R$ 60 milhões de reais e o público de 120 mil visitantes no Parque e 150 mil espectadores na tradicional Cavalgada.