Governo discute política integrada do uso sustentável e produtivo do Lago

29/07/2020 - Raquel Oliveira/Governo do Tocantins

Os secretários da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Thiago Dourado; e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jaime; se reuniram na tarde desta terça-feira, 28, para discutir o uso sustentável e produtivo do Lago de Palmas e as principais atividades que são realizadas no local. Com 172 km de extensão e oito Km de largura (compreendendo uma área de 630 km²), o lago se formou com a construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, tem uso múltiplo e abrange sete municípios tocantinenses. Vive no entorno da bacia do Lago 36% da população do Estado.

“Temos que discutir uma melhor utilização e preservação do Lago. O Governo está se unindo e somando esforços para gerar uma política única de uso. É um desafio, mas que vai trazer benefícios a curto, médio e longo prazo”, disse o secretário Thiago Dourado que também é presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Ele destacou que a política deve incluir um conjunto de atividades e responsabilidades que vão desde a preservação de berçários de peixes, atividades esportivas com grandes competições, como também a pesca, fomento a piscicultura e o uso adequado e regulamentado para irrigação de atividades produtivas e ao descarte adequado do lixo. “Juntos, instituições estaduais, municipais e federais, estaremos dialogando sobre uma política única e que vai gerar benefícios integrados para todos”, pontuou Thiago.

“O lago tem um enorme potencial para ser explorado”, destacou o secretário Renato Jaime. Ele reforçou que é preciso criar entre as instituições protocolos de uso para que cada entidade cumpra o seu papel no que se refere à identidade de cada setor regulador. “Temos o órgão que tem a obrigação de fiscalizar, o que apoia as atividades produtivas e esportivas, o que incentiva o turismo, entre outros. É fundamental que a sociedade tenha conhecimento de todas as ações que estão sendo desenvolvidas e as que já estão em construção para o uso adequado do lago”, complementou.

Próximos passos

Esta foi à primeira reunião sobre o assunto de várias que ainda serão realizadas juntamente com todos os órgãos envolvidos no tema. Posteriormente será finalizado um projeto e apresentado ao governador, Mauro Carlesse.