Notícias

Ruraltins dá dica de suco tranquilizante e antioxidante com uso de plantas alimentícias não convencionais

26/06/2020 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) incentiva o uso de plantas alimentícias não convencionais (Pancs) como uma oportunidade de renda no campo, bem  como um reforço no cardápio alimentar.

Conforme a gerente de Agroecologia, Drielly Rodrigues, situações rotineiras da vida moderna como obrigações em casa, no trabalho e nos estudos, somadas a falta de exercícios físicos e uma má alimentação, provocam acúmulos de toxinas no organismo, muito prejudiciais a nossa saúde.  Por isso, uma alimentação balanceada com produtos saudáveis e naturais, além de um processo de desintoxicação se torna cada vez mais necessário. 

Nesse sentido, a gerente ensina uma receita de suco verde tranquilizante e antioxidante, rico em nutrientes para  aliviar as tensões do dia a dia. 

Ingredientes: Suco fresco de 1 limão, um copo de 200ml de água, meio copo de folhas de erva –cidreira e meio copo de folhas de capim santo (picado).

Preparo: bata tudo no liquidificador. Em seguida coe e está pronto para beber. 

Conforme a gerente de agroecologia para que todos os nutrientes presentes no suco sejam absorvidos pelo nosso organismo, o suco deve ser consumido em até 20 minutos depois do preparo.

Benefícios 

O capim-santo é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Também é rico em magnésio, zinco e ferro.

A erva-cidreira melhora a qualidade do sono; alivia as dores de cabeça; combate os gases; preveni distúrbios digestivos; romove o bem-estar e a tranquilidade, dentre outros males.

Já a vitamina C e os antioxidantes contido no limão ajudam a neutralizar os danos causados por radicais livres.

Pancs

As plantas alimentícias não convencionais são todas as plantas que têm uma ou mais partes apropriadas para a alimentação humana, mas não estão incluídas no cardápio cotidiano. Todas as partes botânicas da planta podem ser consideradas Pancs como raízes, cereais, castanhas,  temperos, legumes, folhas, frutas e até flores.

 

Edição: Thâmara Cruvinel