Notícias

Agricultura inaugura agroindústria de polpa de frutas em Barrolândia

21/02/2020 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e a prefeitura de Barrolândia, por meio da secretaria de agricultura do município, inauguram a primeira agroindústria de polpas de frutas naturais – Front’Fruti, na região do Vale do Barreiro (zona rural). A inauguração ocorre, nesta sexta-feira, 21, na fazenda São Jorge, município de Barrolândia, região central do Estado.

A agroindústria, no dia 10 deste mês alcançou o certificado de registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), documento este que habilita a comercialização dos produtos tanto no Tocantins bem como em todos os estados da Federação, garantindo a abertura de espaço para a venda dos produtos.

Cultivo

Os frutos a serem processados na agroindústria são cultivados no pomar de plantio diversificado de 15 tipos de frutas, dentre elas, goiaba, cajá, manga, graviola, cajá, e demais frutas. A intenção dos agricultores familiares é o processamento sustentável dos frutos do cerrado que existem na região. Outro importante valor da agroindústria é promover o desenvolvimento local, e para isso em sua rede de fornecedores de matéria-prima mobiliza cerca de 30 famílias do município, todos da agricultura familiar.

Segundo a engenheira de Alimentos da Seagro, Verônica França, essa inauguração é um marco na vida desses agricultores e a Secretaria da Agricultura foi à peça fundamental para o grande êxito obtido. “A Secretaria acolheu a demanda, e juntos, técnicos e agricultores, percorremos todo o caminho até o registro junto ao MAPA, realizando vários trabalhos como projeto arquitetônico, capacitação dos agricultores nas boas práticas de produção, estudo de mercado, escolha de embalagem, elaboração de rótulos  até chegar ao ponto de comercialização dos produtos”, ressaltou.

Hoje a agroindústria tem uma capacidade instalada de processamento de 2 toneladas de frutos por semana.