Notícias

Halum destaca parceria com a Unitins em solenidade de 30 anos da universidade

18/02/2020 - Mariah Soares/Governo do Tocantins

Em evento prestigiado por autoridades dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), servidores e acadêmicos, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), comemorou os 30 anos de histórias em solenidade na tarde desta terça-feira, 18, no Palácio Araguaia, em Palmas (TO).

Repleta de fatos de superação, a Unitins festeja também parcerias exitosas, como as ações que realiza com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

O secretário da Seagro César Halum  e o secretário-executivo da Pasta Adenieux Santana participaram da cerimônia comemorativa.

Com atuação também  nas áreas de pesquisa e formação nas cadeias do agronegócio, por meio da Unitins  Agro, instalado no Centro Agrotecnológico, a universidade se constitui um parceiro importante para ao desenvolvimento do agronegócio do Tocantins, na visão do gestor da Seagro, César Halum. “A Unitins  Agro é muito importante para o desenvolvimento das políticas públicas estabelecidas pela Seagro, portanto é um parceiro essencial no desenvolvimento do Estado”, destacou.

Já o reitor da Unitins, Augusto Rezende  enfatizou a parceria com o  agronegócio. “A Seagro é parceira no compartilhamento de tecnologias, e de pessoal na estrutura onde ocorre a Agrotins. A Seagro entende que se não houver pesquisa e inovação dentro do agro, ele não consegue ser competitivo no Brasil, e no Tocantins não é diferente. Somos felizes por ter a Seagro um parceiro de consistência para a nossa universidade”, concluiu.

Homenagens
A solenidade foi marcada por  vários momentos. O governador Mauro Carlesse assinou vários decretos renovando tempo de cursos da universidade, houve também concessão do título de Doutor Honoris Causa para o ex-governador, Siqueira Campos, representado Pelo ex-vice- governador, Raimundo Nonato Pires dos Santos (Raimundo Boi) e ainda, várias personalidades que fazem parte da história da universidade, foram homenageadas, como a primeira reitora da Unitins, Maria do Rosário Cassimiro.