Notícias

Dia de Campo traz inovação tecnológica que garante o aumento da produtividade em solos arenosos

10/02/2020 - Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

O secretário da Agricultura Pecuária e Aquicultura César Halum participou na sexta-feira, 7, do Dia de Campo sobre a recuperação de terras arenosas com o plantio de estilosantes - uma planta brasileira nativa do Brasil que se adapta bem em solos arenosos, potencializando a produtividade e transformando solos desacreditados pelos produtores em uma nova área produtiva. Promovido pelos irmãos Rosatto, o evento ocorreu na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, município de Porto Nacional, e teve como público alvo os produtores rurais da região.

“Nossa expectativa é ajudar o produtor a melhorar sua produtividade. Se cada produtor que veio aqui tem um problema na sua propriedade e consegue recuperar sua área, o evento já valeu a pena”, destacou Ademir Rosatto detalhando que foram esclarecidas várias dúvidas sobre o uso do estilosante Campo Grande, aos produtores que tem problemas principalmente com nematoides em áreas arenosas.

Para o secretário César Halum o Dia de Campo foi extremamente positivo e trouxe inovação tecnológica para o Estado. “Poucas pessoas no Estado conhece o estilosante e os seus benefícios em transformar a qualidade do nosso solo”, disse ele. Embora seja uma cultura nova explorada no Tocantins, a Fazenda dos irmãos Rosatto, apresenta resultados positivos no segundo ano de plantio.

O secretário destacou ainda sobre a importância dos resultados do investimento dos produtores em tecnologias para a agricultura. “O interesse pelas novas tecnologias e o investimento que os produtores tem feito, tem elevado a tecnificação da nossa agricultura, promovendo os altos índices de produtividade, isso nos deixa feliz. Podemos transformar muito as nossas terras arenosas em alta produtividade, e é isso que desejamos”, frisou.

“Todo o nosso trabalho tem se fundamentado em solos arenosos, potencializando a produtividade nessas condições. Então, o que a gente acredita é que nós podemos transformar as areias do Tocantins numa mina de ouro, transformando solos desacreditados pelos produtores, numa área produtiva, tanto de soja quanto de milho, possibilitando com que dê mais rentabilidade para os produtores, agricultores familiares e todo o Estado”, afirmou o especialista em recuperação de solos arenosos, Shunji Hisaeda, que fez uma palestra aos presentes.

 

Estilosante Campo Grande

Conhecido como famoso mini fábrica de nitrogênio, o estilosante Campo Grande proporciona aumento da fertilidade do solo fixando 180 quilos de Nitrogênio por hectare ao ano, de 14 toneladas de matéria orgânica e ainda reduz nematoide e aumenta a produção na Pecuária, e agora na agricultura, soja, milho e algodão no Brasil. Com baixo custo e bons resultados o estilosante veio para revolucionar e aumentar a produção em solos arenosos.