Governo do Estado realiza webinar para apresentar a produtividade da produção da mandioca do plantio à comercialização

17/11/2020 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O governo do Estado, por meio da secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros realizam, nesta quinta-feira, 19, a partir das 9 horas, a live “Sistema de Produção de Mandioca – Desafios e Oportunidade do Plantio à Comercialização” com o objetivo de apresentar aos produtores viabilidade econômica no sistema de produção da mandioca.  A live ocorre na plataforma do youtube, no canal da Secretaria da Agricultura: seagrotocantins.

Na webinar serão debatidos os temas: trio da produtividade da mandioca no Tocantins; fertilidade e manejo; manejo de plantas invasoras – uso de herbicidas e custo de produção e viabilidade econômica da produção da mandioca.

Produção

No Estado o cultivo da mandioca está presente nos 139 municípios, sendo plantada em sua grande maioria por pequenos agricultores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins tem aproximadamente 45 mil agricultores familiares e, a cultura da mandioca é cultivada em praticamente todas as propriedades rurais, seja para sua própria alimentação, comercialização in natura ou mesmo para seu processamento.

Em 2019, o Tocantins produziu mais de 225 mil toneladas de mandioca, distribuídas em mais de 15 mil hectares, pode-se ressaltar, ainda, que a produtividade média tocantinense é de (15.700) mil quilos por hectare, acima da média nacional que é de (14.700) mil quilos por hectare.

De acordo com o técnico agrícola da Seagro, Paulo Pereira Barros, a melhora na produtividade da mandioca no Tocantins é fruto de vários fatores que podem ser elencados como primordiais para elevar o rendimento da cultura. “Entre eles, a pesquisa, difusão de tecnologias como novas variedades e, a capacitação dos técnicos, que são os responsáveis por levar aos produtores todas as inovações que surgem no mercado, mas que ainda temos muito para crescer”, ressaltou.

Paulo destaca ainda que a live busca dar oportunidade aos produtores obterem mais conhecimento sobre o manejo correto no sistema de produção da mandioca e, assim, alcançar alta produtividade dessa cultura, tornando-a viável e geradora de renda nas propriedades rurais.

Participam da live, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação de Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins, Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).

9h – Abertura

9h10m – Trio da Produtividade da Mandioca no Tocantins

(Dr. Gustavo Campos/Embrapa).

9h40m – Fertilidade e Manejo.

(Dr. Aristoteles Pires/Embrapa Mandioca e Fruticultura.

10h10m – Manejo de Plantas Invasoras – Uso adequado de herbicidas.

(Dr. Valdinei/Embrapa).