Governo realizará o dia das crianças com sabor curraleiro, uma ação da Seagro com os mirins cheffs de cozinha.

09/10/2020 - Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

O Dia das Crianças na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), vem com muito sabor e aprendizado de receitas curraleira. Os pratos serão preparados por crianças com a supervisão da  Engenheira de alimentos da Seagro Verônica França, que conduzirá as receitas e o resultado da aula estará disponível no próximo dia 12 de outubro no perfil do Instagram e Facebook da Seagro.

De acordo a engenheira, serão desenvolvidas duas receitas que possuem identidade local, “receitas regionais”, sendo assim, chamadas de comida curraleira.

“Realizar esse momento com as crianças, além de ser gratificante, é uma maneira de mostrar e ensinar o valor cultural da região. É uma forma de levá-las a outro momento de aprendizado e conhecimento que não seja apenas brincadeiras no celular, tablet ou vídeo game, mas sim a prática de atividades que também desenvolve a coordenação motora das crianças e o conhecimento de novos sabores. Acredito que será uma satisfação para os pais ao verem seus filhos aprendendo com diversão e sabor saindo da rotina”, disse Verônica.

O secretário da Seagro e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado idealizador do projeto, ressalta que todas as datas são importantes, e que a participação do Agro está em todos os ambientes, até no infantil. “Ensinar as crianças que o alimento que chega à mesa vem do Agro, é uma das propostas do Governo. Queremos que desde cedo elas aprendam e conheçam a comida curraleira, os temperos, raízes e pequenas receitas que fazem parte da comida típica tocantinense. Ao colocarem a mão na massa estão produzindo pequenas receitas que valoriza o que é semeado, plantado e colhido no Tocantins”, destacou.

Thiago frisa ainda, sobre a importância de ser um prato curraleiro. “A receita que propomos é curraleira porque são pratos regionais, onde a matéria prima vem da agricultura familiar, e as receitas de pequenos produtores da comunidade tocantinense. A identidade cultural será reforçada no preparo dos pratos e possibilitará que mais crianças tenham interesse em preparar uma iguaria regional”, concluiu.

Comida Curraleira

Comida Curraleira são pratos com sabores regionais, que tem sua própria identidade e tradição que passa de geração a geração. As receitas curraleiras se destacam pela forma específica de como é preparada, servida e consumida no Tocantins.