Notícias

Agricultura e produtor estudam viabilidade de criação de camarão e peixe panga no Tocantins

08/01/2020 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum e o zootecnista e integrante da Diretoria de Aquicultura da Seagro, Arthur Emílio de França  da Diretoria de Aquicultura da Seagro reuniram com o produtor e especialista no cultivo de camarão Augusto César Carneiro estudam a viabilidade para a produção de camarão vannamei (Litopenaeus vannamei) e o peixe panga  no Tocantins. A primeira reunião de proposta aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, no gabinete da Seagro.

Segundo o secretário, César Halum, o Estado apoia ações direcionadas ao desenvolvimento do agronegócio, buscando envolver todos os setores. “Portanto, uma equipe técnica da Seagro e o produtor analisar a viabilidade de criação aquícola destas espécies no Tocantins”, ressaltou,

De acordo com o produtor, César Augusto Carneiro, o cultivo dessas espécies são viáveis no Tocantins por apresentar condições climáticas favoráveis, sendo que o principal diferencial é o clima estável. “Na madrugada a temperatura reduz bastante, chegando a menos de 26 graus, sendo que a temperatura ideal corresponde de 26 a 30 graus”, informou.

O camarão pode ser criado em bagfish (tanque elevado) e o panga em tanque escavado e bagfish.

A reunião teve a interlocução do jornalista Antônio Oliveira do Cerrado Rural.