Notícias

Secretaria abre inscrições para o 5° encontro para apresentação das tendências agroclimatológicas

10/09/2019 - Elmiro/Governo do Tocantins

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (SEAGRO), a Universidade do Tocantins (UNITINS) e parceiros abrem inscrições para participação no 5° Encontro para Apresentação das Tendências Agroclimatólogicas  do Tocantins, a ser realizado dia 18 de setembro, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAET/SENAR), em Palmas. No encontro são esperadas cerca de 150 pessoas, a participação é gratuita e aberta a produtores rurais, técnicos e pessoas interessadas.

O encontro tem como objetivo subsidiar a cadeia produtiva com informações e elementos que venham auxiliar no planejamento e tomada de decisão por parte do setor agropecuário, de forma a minimizar perdas decorrentes das mudanças climáticas.  A  agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo: cultivo, colheita, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos.

As previsões agroclimatológicas apresentadas no encontro serão referentes à próxima safra agrícola 2019/20 e, ainda, para os próximos 10 anos.

Segundo o engenheiro agrônomo Alexandre Barreto, o monitoramento e acompanhamento das condições climáticas são essenciais para tomadas de decisão. “Com acesso às informações agroclimatológicas, o produtor pode decidir, de maneira mais precisa, o melhor momento para realizar o manejo do solo, pulverização, colheita e outras atividades inerentes ao processo produtivo, contribuindo assim para o uso racional dos insumos e aumento de produtividade”, ressaltou.

Lançamento

Na ocasião a SEAGRO lançará o aplicativo INFOTEMPO TOCANTINS, para dispositivos com sistema operacional Android e iOS, que disponibilizará informações sobre o tempo, mapas de monitoramento/previsão climática, histórico de dados e outras informações de forma simples e atualizadas para todo o estado. O aplicativo utiliza dados provenientes do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – EMBRAPA, Centro de Previsão de Tempo e Clima – CPTEC, Agência Nacional das Águas – ANA e Fundação Universidade do Tocantins – Unitins. 

O encontro é uma realização em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Aplicada (Embrapa), Universidade do Tocantins (Unitins), Ministério da Agricultura Pecuária (Mapa), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Fazendão Agronegócio, Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa), OCB-SESCOOP, Frísia, Programa ABC, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET/MAPA), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Inscrições

As inscrições podem ser efetuadas acessando o endereço agrometereologia.seagro.to.gov.br ou no local do evento.

Programação:

8h às 9h – Recepção e inscrição dos participantes

9h às 9h15m – Abertura oficial

9h15m às 9h30m – Lançamento do aplicativo INFOTEMPO TOCANTINS

(Alexandre Barreto – SEAGRO)

9h às 10h15m – Palestra: Previsões Climáticas para a safra 2019/2020.

(Graziela Gonçalves da Silva – CLIMATEMPO – SP)

10h15m às 11h – Palestra: A importância da Memória Climática para o Processo de Tomada de Decisões Agrícolas

(Professor José Cabral – UNITINS)

11h às 12h30m – Palestra: Perpectivas Climáticas para o cultivo 2019/20 e Tendências para os próximos 10 anos.

(Luiz Carlos Baldicero Molion - Consultor técnico)

12h30 - Encerramento