Câmara Setorial debate ações para reforço da piscicultura tocantinense

06/08/2019 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Os membros da Câmara Setorial da Piscicultura reuniram se na tarde desta segunda-feira, 5, para debater as ações de desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe no Tocantins, apontando as conquistas e atividades a serem realizadas nos próximos anos.  A reunião aconteceu, no auditório da Secretaria da Agricultura.

Na ocasião, os membros, discutiram sobre a programação do Simpósio Estadual de Piscicultura, a ser realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em Palmas. A intenção é fomentar as ações de políticas públicas; inovações no segmento da produção de peixe; pesquisa; extensão e incentivo ao mercado produtivo. E ainda sobre, a conquista da lei de isenção do ICMS, 3.516, para criação de oito tipos de peixe, assinada pelo Governo do Estado, no dia 5 de agosto de 2019.

Rota do peixe

O programa Rota do Peixe é mais uma das ações que foram debatidas, tendo como proposta fomentar a produção piscicultura no Estado.  O programa faz parte das Rotas de Integração Nacional, redes interligadas do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais que promovem inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agências de fomento.

Segundo o zootecnista da Seagro, Thiago Tardivo, as reuniões da Câmara Setorial da Piscicultura são fundamentais para impulsionar este segmento de potencial econômico no Estado. “Com isso incentivar, ainda mais, a cadeia produtiva da produção do peixe”, disse.

Reunião

A próxima reunião da Câmara Setorial acontece no dia 7 de outubro de 2019, no auditório da Seagro.

A Câmara Setorial é composta de membros da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Pecuária e Aquicultura – SEAGRO; Secretaria da Fazenda(Sefaz); Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços(SICS); Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Semarh); Agência de Fomento;  Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins(Ruraltins); Instituto Natureza do Tocantins(Naturatins); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins(Adapec); Embrapa Pesca e Aquicultura; Universidade Federal do Tocantins(UFT); Universidade Estadual do Tocantins(UNITINS); Faculdade Católica do Tocantins(FACTO); Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Tocantins(SFA-TO); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE-TO); Federação das Indústrias do Estado do Tocantins( FIETO); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR); Representante do setor de produção de formas jovens; Representante do setor de ração; Representante do setor da indústria frigorífica; Representante do setor da piscicultura da agricultura familiar; Representante de piscicultura empresarial intensiva; Representante do setor do comércio e Representante de associação de piscicultores.

Foto: Reunião dos membros da Câmara Setorial – Seagro/Governo do Tocantins