Notícias

Associações de comunidades rurais recebem Diagnóticos Rurais Participativos da Seagro

06/08/2019 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Equipes técnicas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura ( Seagro) realizam esta semana, a entrega  de Diagnósticos Rurais Participativos (DRPs), em diversos municípios  do Tocantins. O evento é parte das ações realizadas pelo Governo do Tocantins com objetivo de fomentar o acesso de comunidades  ao Programa Nacional de Crédito Fundiário ( PNCF).

Os DRPs serão entregues para as associações das comunidades de Monte Alegre, Grota Funda, Riozinho, 25 de Julho, Recanto da Paz, Ilha Fomosa, Cristo Rei, Bom Exemplo e Coração do Araguaia, nos municípios de Nova Rosalandia, Cristalandia, Pium, Barrolandia, Goiatins, Filadélfia e Palmeirantes.

A ação beneficiará 200 famílias de agricultores familiares, atendendo nove comunidades rurais. Nessas comunidades, os principais produtos cultivados são:  arroz, mandioca, hortaliças e abacaxi, entre outros, que abastecem o consumo das famílias e venda do excedente. 

Barrolândia

Nessa quarta-feira, 7, acontece na Associação Ponto Chique, município de Barrolandia, uma reunião com a participação do Sebrae para tratar do georeferenciamento da comunidade. Durante o encontro, as equipes da Seagro e Sebrae esclarecerão, para os agricultores familiares, como funcionará o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Seagro, Sebrae e Itertins.

Diagóstico Rural Participativo (DRP)

O Diagnóstico Rural Participativo (DRP) tem como objetivo conhecer as realidades sociais econômicas e ambientais, dos projetos contratados pelo programa Nacional do Crédito Fundiário, obtendo informações que possibilitem a revitalização das unidades produtivas. Para atender a proposta, foram levantados os aspectos produtivos, sociais e organizacionais de cada comunidade, objetivando fomentar a produção rural, promover a geração de emprego e renda, bem como melhorar a organização e a qualidade de vida dos associados.