Notícias

Seminário mostra a importância das novas legislações para produção e qualidade do leite

27/08/2019 - Elmiro/Governo do Tocantins

A atividade leiteira, praticada em todos os municípios tocantinenses, recebe reforço no seminário Qualidade do Leite, nesta terça-feira, 27, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae/TO) em Araguaína, região norte do estado. Participam cerca de 120 pessoas, entre técnicos e produtores de leite.

No seminário, os palestrantes abordam as novas normas para a qualidade do leite, plano de qualificação de produtores. Por último, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e suas vinculadas (Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Agência de Defesa Agropecuária( Adapec) farão explanação sobre o panorama e ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Tocantins.

Segundo o diretor de Agricultura, Pecuária e Agronegócio da Seagro José Américo Vasconcelos, é um momento relevante para debater a melhoria da qualidade do leite.  “Estamos debatendo sobre todos os elos da cadeia produtiva do leite e, as Instruções Normativas 76 e 77 que tratam da qualidade do leite, envolvendo os  principais atores do setor produtivo do Estado”, disse.

A médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, que também participa do seminário, afirma que a cadeia produtiva do leite é muito importante para a economia tocantinense. “O setor leiteiro é o que mais emprega no campo, a legislação brasileira é equivalente à legislação mundial, além disso, proporciona o aumento da renda do produtor com aumento da produtividade, ofertando produtos lácteos de qualidade, mais seguros e de maior valor agregado para os consumidores”, ressaltou.

Qualidade

Na ocasião, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apresentou no as principais medidas, visando instituir e consolidar uma política nacional de incentivo à produção de leite de alta qualidade. Entre as propostas estão as instruções  76 e 77; educação sanitária continuada; programa de sanidade animal; infraestrutura(suporte enérgico e facilidade de escoamento; financiamentos de equipamentos e utensílios.

Continuidade

Nessa quarta-feira, 28, a Seagro, Mapa, Adapec e Ruraltins se reúnem na sede Secretaria da Agricultura para dar continuidade aos debates de alinhamento sobre as ações para melhoria da qualidade do leite no Tocantins.  

São parceiros no evento: Seagro, Ruraltins e Adapec, Mapa, Faet/Senar, UFT, Câmara Setorial do Leite, Cooperativa de Produtores do Vale do Araguaia (Vallecoop), Sebrae/TO, Embrapa, entre outros.