Notícias

Governo elabora aplicativo sobre monitoramento para auxiliar o produtor no campo

05/07/2019 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) em parceria com a Universidade do Tocantins (Unitins) estão elaborando um aplicativo que permite o monitoramento das condições meteorológicas em vários locais para auxiliar o produtor no campo. O estudo é baseado em tecnologia semelhante à desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

Os técnicos estiveram no Paraná, justamente para conhecer a tecnologia já utilizada naquele estado. A tecnologia em estudo deve ser lançada no Tocantins no segundo semestre deste ano, no 5° Encontro de Agrometeorologia, em setembro.

 Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Alexandre Barreto, a tecnologia irá auxiliar no dia a dia do produtor no cultivo das lavouras, no processo de planejamento e de tomada de decisão agrícola, com vista principalmente, minimizar possíveis prejuízos em decorrência dos efeitos do clima. “É uma ferramenta que permite o monitoramento da umidade relativa do ar, precipitação, indicando as condições ambientais, ou seja, o momento ideal para manejo do solo, pulverização agrícola, época de plantio, entre outras ferramentas”, ressaltou.

A tecnologia é direcionada aos extensionistas rurais, técnicos agropecuários, produtores rurais (pequenos, médios e grandes), indústrias, comércio e a sociedade civil.

O aplicativo reunirá informações simples e clara dos principais órgãos institucionais da meteorologia e agrometeorologia do Brasil, como o Instituto Nacional de Meteorologia,(INMET), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Previsão de Tempo e Clima (CPTEC), Agência Nacional de Águas (ANA)  e UNITINS.