Notícias

Secretário da Agricultura acompanha colheita do milho safrinha em Pedro Afonso

03/07/2019 - Mariah Soares/Governo do Tocantins

Ao cumprir agenda em Pedro Afonso, nesta quarta-feira, 3, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum,  com o diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade da Seagro Fernando Garcia,  acompanhou parte da colheita do milho safrinha, na fazenda  Júlio Maria, se reuniu com diretores e conselheiros da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e visitou as Unidades  Armazenadoras  de grãos da cooperativa.

Propriedade de Alberto Mazzola, vice-presidente da Coapa, a fazenda Júlio Maria está no final da colheita do milho safrinha, que já aponta bons sinais este ano. Numa área plantada de 200 hectares, o produtor colheu em média 1,4 mil toneladas, cerca de 120 sacas por hectare, uma produção superior da safra passada, quando foram 90 sacas  por hectare. O milho tipo exportação, abastece os mercado interno e externo. Para recepcionar os grãos da região, a Coapa dispõe as Unidades Armazenadoras I e II da com capacidade estática de 60 mil toneladas e 16 mil toneladas de grãos, respectivamente.

Reunião

Ao defender a inclusão de atividades econômicas geradoras de emprego e renda, como a ovinocultura e a suinocultura, dentro de um projeto de desenvolvimento estratégico, Halum destacou a produção do milho safrinha no Tocantins. “Temos que aumentar a área plantada todos os anos e o Governo está atento. Todas as medidas que o governador  Mauro Carlesse está tomando na área tributária beneficiam os produtores. A isenção do ICMS do milho  no mercado interno, é exemplo que o governo é parceiro”, enfatizou.

O presidente da Coapa Ricardo Kloury  também acredita no projeto estratégico. “A agroindustrialização não vai se consolidar no estado sem o aumento da produção de milho. A vinda do secretário aqui, pode ser um pontapé para a criação de políticas públicas de incentivo à produção do milho safrinha”, afirmou.

Coapa

Após contabilizar os resultados da safra de soja 2018/2019, a Coapa, uma das responsáveis pelo crescimento das exportações de grãos no Tocantins, registrou o recebimento de 109,6 mil toneladas de soja em suas unidades armazenadoras. Agora, os produtores da região apostam na safrinha com destaque para o cultivo do milho.