Notícias

Agricultura e parceiros realizam curso sobre sistemas agroflorestais no Jalapão

06/06/2019 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Com objetivo de melhorar a eficiência e a produtividade dos recursos básicos utilizados no processo de produção nas propriedades rurais e comunidades quilombolas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros, está realizando até essa sexta-feira, 7, o curso de Composição de Manejo de Sistemas Agroflorestais (Saf’s). O evento acontece no Centro de Capacitação e Educação do Parque Estadual do Jalapão, em Mateiros.

De acordo com a gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Arlete Leite, a procura pelo curso foi dos gestores das Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão que sentiram a necessidade de melhorar a relação entre preservação ambiental e agricultura na região. O evento está sendo realizado para atender a demanda da comunidade de Mateiros e população, que mora no entorno da área da APA e Parque Estadual do Jalapão (PEJ), atendendo também às comunidades quilombolas. “Durante o curso os participantes aprendem a selecionar espécies, elaborar e planejar as atividades de manejo de sistemas agroflorestais sustentáveis para geração de renda nas comunidades rurais”, explicou a gerente.  

Público Alvo

Participam do curso, comunidades filhos de produtores rurais e quilombolas, das comunidades do município de Mateiros, brigadistas, gestores da APA, professores e técnicos extensionistas, que desenvolvem trabalhos de avaliação e planejamento de sistemas agroflorestais em comunidades rurais  ou em empresas. No total são 28 participantes.

Parceiros

O evento é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Aplicada (Embrapa), em parceria com a Seagro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mateiros.

Sistemas Agroflorestais  

Os Sistemas Agroflorestais (Saf´s) têm como principal objetivo otimizar o uso da terra, conciliando a produção florestal  com a produção de alimentos, conservando os solos  e diminuindo  a pressão pelo uso da terra para cultivo agrícola.

Programação

Dia 06

14h – Trabalho em equipe para composição de Saf’s

16h20 – Apresentação e discussão dos modelos agroflorestais

Dia 07

8h30 – Trabalho em equipe para planejamento das atividades necessárias para implantação, manutenção, manejo e colheita dos Saf’s, elaborados durante o período de avaliação

10h20 – Apresentação final das equipes, composição e manejo dos Saf’s

11h45 – Encerramento