Notícias

Torneios equestres e competição de vacas leiteiras encerram atividades do Portal da Pecuária na Agrotins 2019

11/05/2019 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Os torneios de qualidade de raças de equinos e de bovinos leiteiros marcaram o encerramento das atividades do Portal da Pecuária, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), neste sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Na prova de equinos de nível nacional participam 72 cavalos da raça Manga Larga, provenientes de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Pará.

A competição de cavalos se encerra às 14h, deste sábado, 11. Os animais ganhadores em 17 categorias de cavalos campeões e reservados receberão troféus de primeiro e segundo colocados.

Bovino

No torneio de bovino leiteiro participaram 10 vacas e novilhas leiteiras (primeira cria), sendo ordenhadas duas vezes por dia. Os animais ganhadores do primeiro e segundo lugares foram as vacas Apoema, com ordenhas de 105,3 litros e Paloma, com 93,68 litros. A novilha Esfinge ganhou o primeiro lugar, fornecendo 82,3 litros.

Para Joaquim Roberto, proprietário da vaca leiteira que obteve a primeira colocação, a Apoema, conseguiu atingir esse patamar com ordenha adequada e cuidados com o manejo do animal. “O que faço é o bom trato, água limpa, ventilação e, não deixar o animal estressado”, explicou.     

Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, a proposta é investir na melhoria da qualidade genética da pecuária leiteira e raças de cavalos. “A exposição aqui na Agrotins de diversos animais de alto padrão, mostra que o Tocantins vem avançando no agronegócio e, cada vez mais, iremos incentivar esse segmento”, ressaltou.