Notícias

Sucesso da Agrotins e homenagens marcam o lançamento da Feira este ano

09/04/2019 - Eliane Tenório / Governo do Tocantins

Com o tema “Agronegócio de Atitude Sustentável, foi lançada na tarde de segunda feira, 08, pelo governador do Estado, Mauro Carlesse e o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins 2019, considerada a maior feira do segmento da Região Norte do Brasil. O evento ocorreu no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Bastante prestigiado, o lançamento contou com presenças do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, deputados estaduais, expositores, do Sistema S, produtores, representantes de órgãos federais, estaduais, municipais, produtores e instituições parceiras e as vinculadas - Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Para esta edição a previsão é de que a Agrotins  movimente mais de  R$ 1 bilhão em negócios e a expectativa é que mais 700 expositores participem da Feira. A Agrotins acontecerá de 07 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Em seu discurso, o secretário César Halum, lembrou que  “Quando o Tocantins se separou de  Goiás  especialistas não acreditavam na viabilidade econômica do recente estado. “A arrecadação no Tocantins correspondia apenas a  9% da arrecadação  de Goiás. O ideal seria chegar  a 15% para conseguir sobreviver. Em três anos alcançamos 16%.  Ao longo de décadas trabalhamos duro. Hoje, nossa arrecadação  é de R$ 10 bilhões,  cerca de 40%  da arrecadação de Goiás”, comparou.    

Em tom de agradecimento aos apoiadores da Feira, Halum afirmou que foi preciso ter atitude para fortalecer o produtor rural. “Hoje a Agrotins representa a cara do produtor e pecuarista tocantinenses e além dos parceiros do evento. Outro ponto alto são os expositores, cuja participação cresceu significativamente, de forma que  foi necessário aumentar os espaços de exposição este ano. Isso só nos motiva a acreditar que vamos fazer uma grande Feira”, ressaltou.

O secretário  enfatizou que um dos pilares para que o agronegócio se consolide é necessário que o produtor/investidor  tenha segurança jurídica e institucional, citando a necessidade da regularização fundiária. “ O Itertins tem  a missão institucional  de resolver esse grave problema  e estamos trabalhando para resolver essa situação”, garantiu.  Outra necessidade é a abertura de crédito com juros baixos para estimular o agronegócio visando o aumento da produção.

Halum garantiu  ainda a participação de diversas instituições financeiras públicas e privadas na Agrotins 2019, oferecendo diferenciadas linhas de crédito, com  baixas taxas de juros para fomentar  o agronegócio e o fortalecimento da Unitins Agro na execução de pesquisa agropecuária.

O produtor e um dos primeiros a expor na Agrotins, Volney Aquino falou em nome dos expositores da Feira este ano.

Homenagens

No evento foram prestadas homenagens com entrega de placas alusivas aos primeiros secretários de Estado da Agricultura que participaram efetivamente para a criação da Agrotins:  Jalbas Manduca, Nasser Iunes e Roberto Jorge Sahium e  ao ex-governador Siqueira Campos, criador da Feira, que no evento foi representado por Maria Tereza Rocha, assessora particular do ex-governador. Na ocasião, foram exibidos dois documentários. Um sobre os homenageados e outro a respeito da Agrotins.

O atual secretario municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas, Roberto Jorge Sahium agradeceu a homenagem. “Quero dividir essa homenagem com todos os colegas que fazem parte da história de sucesso da Agrotins”, afirmou..   

Jalbas Manduca falou sobre o crescimento da Agroptins e a emoção da homenagem. “A Agrotins foi fruto de uma necessidade extrema  dos investidores que vinham para o Tocantins com pretensão de investir, sabiam do potencial do estado, mas não havia pesquisa suficiente desenvolvida. É gratificante  receber esta homenagem”, explicou.

Nasser Iunes contou que foi responsável por trazer  o evento para Palmas. “A primeira edição aconteceu em Porto Nacional mas havia a necessidade de um espaço permanente em Palmas. Eu me sinto muito honrado  por ter dado  essa  pequena contribuição”, comentou.

A assessora e representante do ex- governador Siqueira Campos, Maria Tereza Rocha falou do sentimento de que viu tudo nascer. “Essa Feira é a realização de um sonho muito grande. Gostaríamos muito que ele (Siqueira Campos) estivesse aqui para receber a homenagem,  como não foi possível transmitirei a grandeza da festa”, disse.                

Os cantores Rafael Dias e Cauã fizeram uma breve apresentação no evento, apresentando um repertório do “sertanejo raiz”.