Câmara Setorial da Piscicultura busca reforço para o segmento da produção de peixe no Tocantins

02/04/2019 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Os representantes da Câmara Setorial da Piscicultura do Tocantins se reuniram na tarde desta segunda-feira, 1°, para criar estratégias de reforço ao segmento da produção de peixe no Tocantins. Durante o encontro foi definida a participação dos membros em diversos eventos do ramo da piscicultura.

Dentre os eventos previstos constam a Agrosudeste, que será realizada de 11 a 13 de abril, em Almas. Nesta feira, a empresa Piracema Pescado, realizará dia de campo e palestras sobre piscicultura, no dia 12. A Câmara Setorial da Piscicultura também participará do Tilápiatins, a ser realizado na Agrotins 2019, além da Aquishow, de 13 a 17 de maio, no Estado de São Paulo.

Nesta quarta-feira, no auditório da Organização Cooperativas do Brasil OCB/Secop, em Palmas, a Câmara Setorial participa do evento de oficina Rota do Peixe, das 8h às 18h.

De acordo com o secretário executivo da Câmara Setorial da Piscicultura da  Seagro, Thiago Tardivo, o grupo busca ser um fórum da piscicultura, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade da piscicultura no Tocantins.

Segundo o presidente da Câmara Setorial da Piscicultura no Tocantins, Vinícius Gonçalves, a instituição prioriza o fortalecimento do setor. “A intenção é unir esforços e participar ativamente do segmento da piscicultura, criando mecanismo para o desenvolvimento da criação de peixe no Estado”, ressaltou.

A Câmara Setorial é composta de membros da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Pecuária e Aquicultura – SEAGRO; Secretaria da Fazenda – SEFAZ; Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – SIC; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH; Agência de Fomento;  Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins - RURALTINS; Instituto Natureza do Tocantins – NATURATINS, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins- ADAPEC; Embrapa Pesca e Aquicultura; Universidade Federal do Tocantins – UFT; Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, Faculdade Católica do Tocantins – FACTO; Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Tocantins - SFA-TO; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE-TO; Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR; Representante do setor de produção de formas jovens; Representante do setor de ração; Representante do setor da indústria frigorífica; Representante do setor da piscicultura da agricultura familiar; Representante de piscicultura empresarial intensiva; Representante do setor do comércio e Representante de associação de piscicultores.