Notícias

Secretários de Agricultura dos estados do Matopiba reúnem-se em São Luís (MA)

20/11/2019 - Raquel Oliveira/Governo do Tocantins

O Plano de Ação do Grupo de Cooperação Técnica de Secretários Estaduais de Agricultura do Matopiba foi definido em reunião realizada na última quinta-feira, 14, na sala da vice-governadoria no Palácio Henrique de La Rocque, na capital maranhense São Luís. Está é a segunda reunião realizada entre os gestores e participaram os Secretários de Estado da Agricultura da Bahia, Lucas Teixeira; do Maranhão, Fabiana Rodrigues; e do Tocantins, César Halum, que também é coordenador do grupo do Matopiba.

Entre as ações do plano está à criação de uma linha de crédito especial para região do Matopiba, como já é feito para região Amazônica e Nordeste do Brasil; apoio ao crescimento da pecuária sustentável, utilizando o programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), no qual o Tocantins é o estado que mais se destaca na região Norte do país e disputa  o segundo lugar em atuação no Brasil. A participação dos Estados do Matopiba em feiras de exposições e eventos nacionais e internacionais; e a criação de um plano de incentivo à exploração mineral, principalmente de  fosfato, potássio, cálcio e gesso também constam no plano.

 “Foi uma reunião altamente produtiva com o grupo de cooperação técnica criado e trabalhando”, comemorou o Secretário e coordenador do grupo do Matopiba César Halum. “Somos a última fronteira agrícola do Brasil e temos uma responsabilidade enorme em mudar para melhor a qualidade de vida das pessoas que habitam a região”.

Ele defendeu que é preciso ter um grupo coeso e forte. “Temos que nos defender para poder crescer. Vamos formar uma frente em prol do desenvolvimento do Matopiba, preservando sempre o meio ambiente, colocando em prática ações sustentáveis, seguindo a legislação, mas sempre focados em gerar renda, emprego e desenvolvimento para todos”, finalizou.

Próximas reuniões

A próxima reunião do Grupo será no Estado do Piauí com data a ser definida posteriormente. Para 2020 já deixaram marcada uma grande reunião com o Global Environment Facility (Fundo Global para o Meio Ambiente) onde será discutido o financiamento de projetos da cadeia produtiva da carne sustentável do Matopiba pelo Fundo.