Notícias

Distribuição de manivas objetiva fortalecer cultura da mandioca

01/11/2019 - Ascom Seagro/ Governo do Tocantins

Cinco associações rurais do município de Palmas receberam nesta quinta-feira, 31, variedades de manivas de mandiocas (pedaços de caule de plantas adultas saudáveis, com 15 cm a 25 cm de comprimento e cerca de 2,5 cm de diâmetro) que serão distribuídas para 50 produtores rurais das associações. A entrega das manivas faz parte das ações da Feira de Exposição de Touros e Cavalos de Alto Padrão e Geneticamente Melhorados (Pecshow 2019) realizada de 25 a 27 de outubro, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

“Dois tratores do programa estadual Terra Forte já estão atendendo as associações, gradeando as áreas onde serão plantadas as manivas. Agora os agricultores recebem mais esse incentivo, que são as 15 variedades de manivas de alta qualidade e produzidas no Centro Agrotecnológico de Palmas”, detalhou o Gerente de Agricultura Familiar da Seagro Simey Araújo de Sousa, reforçando que os produtores vão poder plantar e multiplicar as variedades que ainda não possuem. Os produtores das associações também estão participando do curso de Operacionalização de Trator e Manutenção de Implementos Agrícolas, fruto de parceria entre a Seagro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O secretário da Seagro, César Halum, explicou que as parcerias têm promovido grandes avanços na vida do produtor rural. “Tivemos a alegria de entregar essas manivas que vão garantir ao agricultor uma renda a mais para a sua família. A mandioca produz a farinha, para o consumo humano, e forragens para a alimentação dos rebanhos de animais”, disse.