Notícias

Dia Técnico sobre ensilagem em milho marca segundo dia na Pecshow 2019

26/10/2019 - Elmiro de Deus/Governo Tocantins

A programação da Feira de Exposição e Vendas de Touros e Cavalos (Pecshow 2019), continua neste sábado, 26, com o Dia de Técnico sobre Ensilagem de Milho. A feira de exposição iniciou nesta sexta-feira, 25, encerra neste domingo, 27, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

Neste segundo dia, técnicos, acadêmicos, pecuarista e produtor rural participam de palestras sobre os temas: híbridos de milho syngenta para silagem de planta inteira; a inovação no uso de fertilizantes granulados como corretivos de solo em substituição aos corretivos convencionais; pontos relevantes e utilização de inoculados na produção de silagem, seus benefícios e práticas de ensilagem.

Na palestra, “pontos relevantes na produção e utilização de silagem”, o ministrante Gustavo Reis explicou a prática da produção da silagem  mostrando o passo a passo do processo, ponto de manejo, colheita, transporte, abatimento, entre outros aspectos importantes para uma silagem adequada para o animal. “Nós apresentamos aos produtores a melhor forma efetiva de como conservar o alimento e mantendo a qualidade para alimentar os animais, principalmente no período mais seco do ano”, ressaltou.

Em relação ao tipo de silagem mais adequada aos animais, o palestrante explicou, ainda, que a silagem de milho é 12% mais nutritiva que o sorgo e 20% a mais que a soja.

Segundo o Médico Veterinário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura da  (Seagro), Thiago Túlio, o dia de campo é fundamental para a difusão de tecnologia para produzir uma alimentação mais nutritiva. “A silagem se faz necessária para que o sistema produtivo da pecuária possa potencializar seus ganhos, e é uma forma de repassar novas tecnologias de alimentação e suplementação”, explicou.

Maria de Fátima, uma das participantes disse que está sendo útil o conhecimento adquirido nas palestras. “Ainda não crio gado, mas estou querendo começar com este ramo, por isso estou aqui, para saber como funciona a alimentação animal, no Tocantins tem um período muito seco do ano”, disse.

Programação

Neste domingo, 27, o encerramento da Feira ocorrerá palestras no auditório, Jaburu, das 9 às 10, sobre nutrição animal, dinâmica e padrões da raça mangalarga marchador.