Governo lança Agrotins 2018 com foco no desenvolvimento da agroindústria sustentável

16/04/2018 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) lançou na manhã desta segunda-feira, 16, a Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2018) com foco na agroindústria sustentável. O evento que contou com a presença de lideranças políticas, secretários de Estado, expositores, empresários, prefeitos e público em geral  aconteceu no auditório do Palácio Araguaia.

Em seu discurso o secretário da Seagro, Clemente Barros ressaltou a importância da Agrotins 2018 para o desenvolvimento agrotecnológico. “A Agrotins vem contribuindo para o crescimento do agronegócio. Nos últimos 10 anos, dobramos a nossa área plantada, triplicamos a nossa produção. Em 2007, exportamos 150 milhões de dólares apenas, em 2017 chegamos a 950  milhões de dólares”, destacou.

Em relação ao crescimento da produção de grãos no Tocantins, o Secretário reforçou. “As nossas safras estão crescendo mais em função do aumento da produtividade do que na abertura de novas áreas, o que demonstra as inovações tecnológicas dotadas pelos nossos produtores”, citou.

Tratores

Após o lançamento da Agrotins, o governo do Estado fez a entrega de 94 tratores e equipamentos agrícolas aos prefeitos de 87 municípios tocantinenses.

“O lançamento da 18ª edição da Agrotins se reverte de um ato muito importante que é a entrega destes tratores e equipamentos agrícolas. Logo mais teremos a segunda etapa, que contemplará os demais municípios. Esses tratores somarão aos 230 tratores, já existentes, no Programa Terra Forte, que presta serviço à agricultura familiar, ação prioritária do governo do Estado”, disse o Secretário.

Prefeitos

O prefeito de Couto Magalhães, Ezequiel Guimarães Costa frisou que as máquinas irão contribuir para o desenvolvimento dos agricultores familiares do município. “Essas máquinas são muito importante para os pequenos produtores. Temos cerca de 800 famílias de agricultores em oito associações e pequenas propriedades rurais”, lembrou.

O prefeito de Nova Olinda, José Sobrinho, também manifestou agradecimento. “É um beneficio que atende as famílias de baixa renda, e assim, eles podem produzir alimentos, o milho, feijão, arroz, mandioca e demais produtos, gerando emprego e renda no município”, ressaltou.