Primeira etapa do Circuito da Pecuária Sustentável será realizada durante a Agroalmas

11/04/2018 - Lenna Borges / Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), e parceiros realizam o Circuito da Pecuária Sustentável 2018. O circuito visa promover o desenvolvimento da pecuária nos municípios onde serão construídos Matadouros Frigoríficos e será realizado em quatro etapas. A primeira acontece durante a Feira Agrotecnológica de Almas Tocantins (Agroalmas), dias 13 e 14 de abril, das 09 às 11h, no Colégio Agropecuário de Almas.

A segunda etapa acontece Em Palmas e Paraíso do Tocantins, dias 26 e 27 de abril, a terceira será no município de Campos Lindos finalizando o circuito em Araguaína.

De acordo com a diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, a proposta é promover o desenvolvimento da pecuária nos municípios e regiões circunvizinhas onde serão construídos os Matadouros Frigoríficos, buscando melhorar a produção e produtividade dos rebanhos, por meio do uso das pastagens, o que é uma vantagem competitiva para o Tocantins. “Alcançar a melhoria de produtividade aliada ao uso intensivo de pastagens, oferecendo matéria prima em quantidade e qualidade aos empreendimentos agroindustriais que por sua vez estarão habilitados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) oferecendo aos consumidores uma carne obtida por meio do cumprimento às exigências sanitárias dentro dos padrões de qualidade que garantam à segurança alimentar”.

Agroalmas

A Agroalmas será realizada nos dias 13 e 14, com uma programação direcionada a pecuária e piscicultura de palestras e dias de campo. Toda estrutura fixa do evento será montada no Colégio Agropecuário de Almas, onde serão realizadas ainda as seguintes atividades:  Feira de Touros; Exposição de animais de grande e pequeno porte; Exposição de máquinas e Implementos; Feira da agricultura familiar regional; Palestras; Mini cursos; Apresentações culturais; Amostra das comunidades Quilombolas; Amostra do turismo regional (Serras Gerais); Amostra do projeto Agro Infantil, envolvendo as escolas municipais e estaduais; Amostra do projeto das escolas agrícolas da região Sudeste e Amostra do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Eika Jardim explica que a Agroalmas é importante por proporcionar aos pecuaristas da região sudeste à oportunidade de se capacitarem, se qualificarem, buscando produzir uma pecuária sustentável em uma região que tem uma grande dificuldade com a oferta de água, deficiência hídrica. “É importante que o pecuarista se prepare, prepare alimentos para a época de seca e que saiba trabalhar intensificando as pastagens para melhorar a produtividade obtendo renda e lucratividade da atividade”.

Parceria

São parceiros do Circuito o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil, empresa privada Tortuga, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Agencia de Defesa Agropecuária (Adapec).