Notícias

Secretaria inicia preparativos com propostas inovadoras para programação da Agrotins 2018

06/02/2018 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio dos membros da organização iniciaram os primeiros preparativos para a 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Estado do Tocantins (Agrotins 2018).  A proposta é inovar e aperfeiçoar todos os segmentos de apresentação agrotecnológica nos setores da pecuária, agricultura, aquicultura, maquinários e agronegócio em geral. A feira, este ano acontece de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

As propostas de inovações na área da pecuária, por exemplo, serão de estrutura moderna no pavilhão da pecuária de corte e leite, apresentação das etapas do processamento da agroindústria do leite e seus derivados; vitrine de corte de carne bovina e ovina; circuito do leite, ensinando o passo a passo as etapas de processamento; entre outras.

Agricultura

No segmento da agricultura, as propostas são nas vitrines tecnológicas com apresentação de cultivares de frutas, grãos e oleaginosas com alto padrão produtivo. Na vitrine de dois hectares os técnicos da Seagro plantaram cerca de 30 variedades de mandioca, sendo que a maioria já é adaptada ao solo e clima tocantinense. As variedades são indexadas, ou seja, livre de vírus, o que possibilita o aumento da produtividade da raiz. A próxima etapa é o plantio de uma vitrine de banana, produzida nos padrões da Produção Integrada de Frutas (PIF).

Para o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, a Agrotins que é uma feira conhecida nacionalmente, a oitava no ranking do agronegócio tem essa característica de inovar e mostrar os avanços da pecuária e agricultura.

Piscicultura

O setor aquícola também busca as inovações para apresentar aos produtores.  No Portal da piscicultura, além de aperfeiçoar algumas atividades, a organização pretende realizar o torneio de pesca esportiva mirim, em parceria com escolas de Palmas. Nas propostas de atividades constam: torneio de caíque, circuito do peixe, campeonato de isca artificial e, apresentação do diagnóstico da pesca esportiva no Tocantins e, as novidades de implementos e máquinas.