Setor de Pecuária da Seagro recebe mais uma aprovação do Ministério da Agricultura

29/11/2018 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Mais uma boa notícia para a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária. A Seagro foi anunciada na última quarta-feira, 28, pela Câmara Setorial do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, em Brasília – DF, como convidada especial para fazer parte da Câmara Setorial do Mel. A solicitação foi feita pela Diretoria de Políticas para a Pecuária da instituição.

A diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, explicou que a Câmara é um importante Fórum intersetorial de discussão que congrega todos os atores responsáveis pelo desenvolvimento da atividade de apicultura e meliponicultura no Brasil. “Foi uma notícia bastante importante para o Tocantins sermos convidados especiais para compor a Câmara Setorial do Ministério da Agricultura e Pecuária visando estar alinhado às políticas públicas  nacionais para desenvolver a atividade em âmbito estadual ”, afirmou a diretora.

Erika Jardim informou ainda que em 2017 o Tocantins produziu aproximadamente 74 mil kg de mel ao ano. E destacou o trabalho árduo do Governo do Estado, por meio da Seagro, para conseguir a participação especial nas Câmaras Setoriais do Mel e da Ovinocultura. “Prosseguimos na luta para garantir a vaga também da Câmara Setorial da Bovinocultura”. Afirmou.

Dados do IBGE de 2017 mostram que o Tocantins ocupa o 24° lugar na produção de mel no Brasil e 4º lugar na região Norte. Os municípios maiores produtores do estado foram: Palmas com produção de 10.995 kg, Araguaína com: 7.800 kg e Miracema do Tocantins: 6.000 kg.