Notícias

Treinamento do SIM traz palestra sobre Energia Solar aplicada à Agroindústria de Alimentos

10/10/2018 - Eliane Tenório/ Governo do Tocantins

Com proposta de qualificar as equipes que estarão à frente do Serviço de Inspeção Sanitária (SIM), em 36 municípios do Estado, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza nesta quinta-feira, 27, a 1ª edição do treinamento  “Passo a passo para implantação e funcionamento do SIM”. O evento acontece no auditório da Seagro, em Palmas, com inicio às 8h30.   

A 1ª etapa do treinamento do Serviço de Inspeção trará como  novidade a inclusão da palestra “Energia Solar aplicada à Agroindústria de Alimentos”. A nova abordagem se deve ao tema que está sendo amplamente discutido na atualidade.

O público alvo são veterinários, técnicos e auxiliares em inspeção sanitária. Os assuntos estão direcionados para as rotinas das práticas operacionais do SIM, tais como: como colocar o SIM em funcionamento, desde a parte do entendimento da legislação; leis, decretos e nomeações através de portarias até a parte de como realizar uma visita na agroindústria para iniciar o processo de adesão da agroindústria ao SIM.  

De acordo com a médica veterinária do Serviço Municipal de Inspeção da Seagro, Kenia Lelis, a equipe optou por fazer o treinamento no segundo semestre do ano para dar tempo às prefeituras de se reestruturarem quanto à formação das equipes do SIM de seus municípios. “São 36 municípios que estão sendo convidados a participar do treinamento. Municípios que tiveram mudanças das equipes do SIM, veterinários contratados recentemente e outros profissionais que não participaram dos treinamentos anteriores e também para os que mudaram suas equipes por motivo de troca de gestão municipal”, explicou.   

Municípios

Nesta etapa receberão o treinamento representante dos municípios de: Almas, Alvorada, Ananás, Araguacema, Araguaçu, Arapoema, Augustinópolis, Axixá, Bernardo Sayão, Buriti, Campos Lindos, Cariri, Caseara, Colmeia, Couto Magalhães, Cristalândia, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Fortaleza do Tabocão, Goiatins, Gurupi, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Miranorte, Nova Olinda, Pedro Afonso, Praia Norte, Presidente Kennedy, Sampaio, Sandolândia, Santa Rita, São Miguel, Tocantínia, Tupiratins e Xambioá.

Para participar da ação, os interessados podem se inscrever no local do evento, mas é necessário confirmar presença pelo telefone (63) 3218 2148 e falar com Kenia, Verônica ou Robson.

Programação:

8h30 – Abertura;

9h – Palestra “Passo a passo para implantação e funcionamento do SIM”;

12h – Intervalo

13h30 – Palestra “Energia Solar aplicada à Agroindústria de Alimentos”;

14h – Palestra “Novas abordagens para inclusão de produtores do SIM”.