Notícias

Agricultura apoia Simpósio de Reprodução Bovina que será realizado em Palmas

13/09/2017 - Lenna Borges / Governo do Tocantins

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) apoia o Simpósio de Reprodução Bovina (SRBTO), que será realizado, nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15, no auditório do Colégio São Francisco, em Palmas. O evento contará com palestrantes de renome nacional e internacional, e vai abordar assuntos como: Perspectivas do mercado pecuário e insumos; como utilizar a genética em programas de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) ou monta natural; a Influência da pastagem na produção e reprodução bovina.

De acordo com um dos organizadores, Danilo Pincinato da Clivar Reprodução Bovina, esse evento tem como objetivo promover o crescimento técnico dos profissionais da área de produção e reprodução bovina no Tocantins. “O Simpósio surgiu a partir da necessidade da ampliação do conhecimento dos produtores, identificamos a necessidade de promover ações para disseminar e atualizar conhecimentos técnicos de produção e reprodução bovina”.

Ainda segundo os organizadores, a novidade deste simpósio está na diversidade de assuntos que envolvem, tanto princípios de produção como reprodução bovina, além disso, os participantes terão a oportunidade de fazer network e realizar negócios. Para este ano são esperados mais de 300 participantes entre profissionais da área, pecuaristas e estudantes.

IATF

 A Clivar é parceira da Seagro no programa de Melhoria da Qualidade Genética, que já realizou desde que foi implantado em 2005, 18 mil protocolos de IATF, atendendo 963 propriedades distribuídas em 65 municípios de todas as regiões do Estado.

Para a diretora de Políticas para Pecuária da Seagro, Erika Jardim, este é um evento de grande importância para o Tocantins porque possibilita aos profissionais da área e aos pecuaristas a capacitação em técnicas avançadas de melhoramento genético para desenvolvimento da pecuária no Estado.

Programação

14/09 – Quinta-feira     

08h - Credenciamento e entrega de material   

09h às 09h30 - Abertura oficial 

09h30 às 10h30 - Perspectivas do mercado pecuário e insumos, com Thiago Bernardino de Carvalho (CEPEA / ESALQ)

11h às 12h - O controle parasitário e sua interpolação com o lucro na pecuária de corte, com Daniel de Castro Rodrigues (MSD Saúde Animal)    

14h às 15h - Protocolos curtos em programas de IATF em novilhas Bos Taurus e Bos Indicus, com Lucas Peres (Clivar Reprodução Bovina)     

15h às 16h - Programas de IATF em bovinos de leite e corte, com Roberto Sartori (Universidade de São Paulo-USP)    

16h30 às 17h30 - Como utilizar a genética em programas de IATF ou monta natural, com Bento Ferraz (Universidade de São Paulo-USP)       

17h30 às 18h30 - Fatores que afetam a mortalidade embrionária e perda gestacional em Bovinos, com Roberto Sartori (Universidade de São Paulo-USP)          

15/09 - sexta-feira

09h às 10h - A contribuição da Transferência de Embrião para o aumento da produção de carne e leite, com Pietro Baruselli (Universidade de São Paulo-USP)

10h30 às 11h30 - A importância dos cuidados sanitários para aumentar a taxa de desmame, com Henderson Ayres (MSD Saúde Animal)

11h30 às 12h30 - Programas de ressincronização em tempo fixo em bovinos de corte, com Pietro Baruselli (Universidade de São Paulo-USP)

14h às 15h - Vacas vazias também dão lucro? com Marcelo Dominici (Premix)

15h às 16h - A Importância do Controle de Plantas Daninhas na Produtividade das Pastagens, com Reginaldo Farias Souza (Dow AgroSciences)

16h30 às 17h30 - A Influência da Pastagem na Produção e Reprodução Bovina, com Wagner Pires (Wagner Pires Consultoria)

17h30 às 18h30 - Mesa Redonda

(com informações da assessoria do evento: http://www.srbto.com.br)

 

Compartilhe esta notícia