Encontro sobre as tendências agroclimatológicas Safra 2017/2018 acontece nesta quarta na Embrapa

12/09/2017 - Eliane Tenório – Governo do Tocantins

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Embrapa Pesca e Aquicultura, Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Tocantins (AEATO) realizam nesta quarta-feira, 13, o 3º Encontro para Apresentação e Discussão das Tendências Agroclimatológicas Regional e Estadual Palmas/2017. O evento acontece no auditório da Embrapa (prolongamento da Av. NS 10, cruzamento com a Av. LO 18, sentido Norte, loteamento Água Fria), em Palmas, das 7h30 às 17h.

A participação no Encontro é gratuita e aberta aos interessados. Inscrições, programação e perfil dos palestrantes já estão disponíveis no endereço eletrônico do Portal da Agrometeorologia: agrometeorologia.seagro.to.gov.br/encontro

Na programação serão quatro palestras. A primeira delas sobre a “Previsão Climática para a safra 2017/2018, para o Estado do Tocantins”, ministrada pelo coordenador geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Brasília-DF, Expedito Ronald Gomes Rebello.

E "Impacto do Clima na Produção de Soja e Milho no Tocantins", será ministrada pelo pesquisador doutor Jones Simon, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas - TO).

Meio Ambiente

Os outros dois temas programados são: Cenários Futuros do Aquecimento Global para o Tocantins. Propostas de Mitigação e Adaptação, com o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, de São Paulo (SP), Dr Eduardo Assad; e Apresentação da Plataforma de Compartilhamento de Informações da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) pelo Diretor de Gestão Ambiental da Semarh, Rubens Brito.

Para encerrar será realizada uma reunião técnica entre os participantes.

Parceria

São parceiros na realização do 3º Encontro para Apresentação e Discussão das Tendências Agroclimatológicas Regional e Estadual Palmas/2017 o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET/MAPA), Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa);             OCB-SESCOOP, Semear Engenharia Agronômica; Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC-Tocantins) e Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder).

Serviço:

Evento: 3º Encontro para Apresentação e Discussão das Tendências Agroclimáticas

Data: 13 de setembro, a partir das 7h30

Local: auditório da Embrapa (prolongamento da Av. NS 10, cruzamento com a Av. LO 18, sentido Norte, loteamento Água Fria), em Palmas

Inscrições (gratuitas): http://agrometeorologia.seagro.to.gov.br/inscricao/

Data: 13 Setembro/2017

Horário: 07h30 às 17h

Programação Temática:

07h30 - Recepção e inscrição dos participantes

08h30 – 09h20 - Abertura Oficial

09h30 – 10h30 Palestra: Previsão Climática para a safra 2017/2018, para o Estado do Tocantins. Expedito Ronald Gomes Rebello, Coordenador-Geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Brasília-DF.

10h45 – 11h30 - Palestra: Impacto do Clima na Produção de Soja e Milho no Tocantins. Doutor Jones Simon, Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas-TO.

14h – 14h45 - Palestra: Cenários Futuros do Aquecimento Global para o Tocantins. Propostas de Mitigação e Adaptação. Doutor Eduardo Assad, Embrapa Informática Agropecuária, São Paulo-SP.

15h15 – 16h - Palestra: Apresentação da Plataforma de Compartilhamento de Informações da Semarh. Rubens Brito, Engenheiro Ambiental, Diretor de Gestão Ambiental da Semarh, Palmas - TO.

16h - Reunião técnica

17h - Encerramento