Instituições reforçam parcerias para atividades de produção e pesquisa no Centro Agrotecnológico

01/09/2017 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Para reforçar as atividades de pesquisas de campo, visitas técnicas, unidades demonstrativas e ampliar a segurança no Centro Agrotecnológico de Palmas, a secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Embrapa Aquicultura e Pesca, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Unitins-Agro e Secretaria municipal do Desenvolvimento Rural se reuniram nesta quinta-feira, 31.

O Secretário da Seagro, Clemente Barros, fez algumas referências sobre a continuidade de incentivo à produção e pesquisas no Centro Agrotecnólogico, onde as instituições parceiras desenvolvem atividades. “É importante à parceria de todos para que possamos unir esforços e nos organizar para utilizar ainda mais a área do Centro para o desenvolvimento da pesquisa agropecuária, contribuído para a transferência de tecnologia aos produtores. Atualmente já temos as aulas e as pesquisas sob a responsabilidade da Unitins-Agro, unidades demonstrativas e pesquisas da Embrapa, cursos de inseminação artificial, dias de campo e técnicos, mas podemos fazer mais”, disse.

O secretário municipal do Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, apresentou uma proposta para ser desenvolvida na área de produção de alimentos. “A nossa intenção futura é aproveitar o espaço e produzir alimentos, principalmente para abastecer as Escolas de Tempo Integral de Palmas, pois sabemos que são crianças que realmente necessitam de uma alimentação mais balanceada e saudável”, argumentou.

Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desenvolve diversos experimentos de forma permanente no Centro Agrotecnológico, como o sistema de produção Integração Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF); Unidades de pesquisas de mandioca, soja, maracujá e pastagem, entre outras. “Essa parceria é louvável, a Embrapa pretende expandir a pesquisa e manter as unidades existentes, pois sabemos que é uma ferramenta muito útil para incentivar a produção agrícola, principalmente para o pequeno produtor”, disse o pesquisador da Embrapa, Rogério Almirão.

Para o organizador das unidades de pesquisa da Unitins-Agro, Anatálio Pinheiro, o Centro é um espaço útil tanto para produtores como para o acadêmico de agronomia. “Portanto temos pesquisas desenvolvidas na produção de grãos e na agroecologia, mas pretendemos expandir essas pesquisas para outras áreas”, argumentou.