Notícias

Seagro finaliza protocolos de Inseminação Artificial de  2017

01/12/2017 - Eliane Tenório – Governo do Tocantins

Com proposta de inseminar mais de 250 matrizes, o Programa de Melhoria da Qualidade Genética, inicia nesta segunda-feira, 04, os últimos protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, de 2017, em 30 pequenas propriedades, nos municípios de Palmas, Paraíso do Tocantins, Couto Magalhães, Juarina, Guaraí e Arraias. O programa é desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro).

O objetivo é ofertar, aos produtores, a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que é uma importante ferramenta de apoio ao pequeno produtor no melhoramento da genética de seus rebanhos, com várias vantagens em relação ao sistema convencional como alinhamento do cio e a gestação programada.

Segundo O zootecnista e gerente de Políticas Públicas para Pecuária da Seagro Marcos Cione, no Tocantins, em 2017, foram realizados protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo nos rebanhos de bovinos em 24 municípios: Palmas, Palmeiras, Luzinópolis, Chapada de Natividade, Natividade, Palmeirópolis, Jaú, Luzinópolis, Guaraí, Colmeia, Couto Magalhães, Juarina, Pequizeiro, Colinas, Aragominas, Piraquê, Santa Fé do Araguáia, São Salvador, Muricilândia, Palmeiras, Nazaré, Axixá, Augustinópolis e Araguatins. Totalizando até 1151 matrizes bovinas inseminadas e 53 produtores contemplados com a ação.

O gerente ressalta que os protocolos voltam a acontecer no inicio de 2018, e que, os interessados em aderir ao programa e melhorar a produção de leite em suas propriedades devem entrar em contato com o escritório local do Ruraltins e da Seagro.

 

Compartilhe esta notícia