Secretaria da Agricultura inicia segunda fase de capacitações para inspetores e agentes sanitários

09/11/2017 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Com o objetivo de capacitar inspetores e agentes sanitários do Serviço Inspeção Sanitária Municipal (SIM), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) inicia, na sexta-feira, 17, das 8 às 17 horas, a segunda etapa de capacitações de 2017. O evento ocorre no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na ocasião, a Seagro, instituições parceiras e o Senai assinarão um Termo de Cooperação Técnico, com proposta de trocar informações para o cumprimento das missões das instituições envolvidas.

As palestras serão ministradas por profissionais da Gerência de Fomento à Agroindústria da Seagro, o engenheiro agrônomo Telmo Gosch, as engenheiras de alimentos Kênia Lellis e Verônica Silva França, e a médica veterinária Janaína Holanda.

SIM

O Serviço inspeciona, registra e fiscaliza a produção e a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, pescados, leite, ovos e mel e seus derivados, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando os produtos com selo de garantia. Também incentiva as pequenas empresas e os empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em microempresários da área urbana e rural e oferecendo, aos consumidores, alimentos com qualidade e segurança garantidos.

O SIM possibilita condições para que o pequeno produtor saia da clandestinidade e ofereça um produto de qualidade à população, gera o desenvolvimento do comércio local e movimenta a economia do município. A certificação possibilita, ao agricultor, a oferta dos alimentos no mercado consumidor e o habilita para a comercialização de seus produtos para os programas do governo Federal, como Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escola.

Certificado

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

Situação

Em 2011, apenas sete municípios do Tocantins possuíam o SIM. Graças ao Programa de Apoio à implantação do SIM, executado pela Seagro por meio da Gerência de Fomento à Agroindústria da Secretaria da Agricultura, atualmente 99 municípios tocantinenses têm o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) com lei criada e decretos regulamentados, ultrapassando a meta deste ano, que era a de atingir 92 municípios com Lei e Decreto do SIM.