Notícias

Agricultura participa da 5ª Festa da Mangaba

08/11/2017 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Boa fonte de vitamina C e ferro, bom preço de mercado, ótimo desempenho em solos arenosos do cerrado e poucas pragas e doenças fazem da mangaba uma ótima alternativa para o pequeno produtor rural. Com finalidade de apoiar a produção de mangaba na agricultura familiar e fortalecer a sociobiodiversidade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) participa da 5ª edição da Festa da Mangaba, que ocorre neste sábado, 11.

O evento é promovido pelo Instituto Mangaba, na Escola Estadual Morro do Mato, em Goianorte região noroeste do Tocantins, a 280 km de Palmas.  De acordo com a diretora de Sociobiodiversidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Marta Barbosa, a proposta é estimular e incentivar o plantio da mangabeira e o consumo da fruta típica do Cerrado, além de chamar a atenção para a importância da fruta e sua preservação como fonte de geração de renda para a população.

Segundo a diretora, além da questão extrativista, a mangaba já é cultivada por agricultores familiares, em diversas regiões do Tocantins, no Território da Área de Preservação Ambiental (APA) Cantão, nos Assentamentos Santos Clara, em Araguacema, e 1º de Maio em Caseara, Piracema em Marianópolis e no município de Goianorte Couto Magalhães, onde há um grande plantio. “Há demanda de mercado, e a maioria dos produtores vendem na própria comunidade”, explicou Marta Barbosa.

Marta Barbosa informou também que a fruta faz parte dos produtos da sociobiodiversidade, e que, em 2016, entrou para a lista dos produtos comprados pelo Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, o que garante a comercialização do produto. Em apoio à atividade, a mangaba tem, ainda, a garantia de preço do Programa de Garantia de Preço Mínimo (PGPM – Bio) da Secretaria Especial da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Sead). 

Políticas públicas

O Governo do Tocantins, por meio da Seagro, fomenta a produção de mangaba no Estado, com políticas públicas voltadas para o cultivo, bem como com assistência técnica, via Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

 

Compartilhe esta notícia