Notícias

Governo realiza diagnóstico da pesca artesanal no Rio Tocantins

06/11/2017 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Coordenação de Pesca e Aquicultura Federal no Tocantins, realiza, de 6 a 8 de novembro, o diagnóstico da pesca artesanal no Rio Tocantins, região do Bico do Papagaio. A equipe de pesquisa percorrerá os municípios de São Sebastião, Itaguatins e Tocantinópolis. A previsão é de que, até abril de 2018, sejam percorridos 14 municípios que margeiam o Rio Tocantins.

No levantamento, os técnicos colhem informações relacionadas às principais espécies, tempo de pesca, práticas utilizadas, comercialização, atividades que realizam além da pesca, acesso a financiamentos, dentre outras questões.

Segundo o gerente de pesca da Seagro, Thiago Tardivo, o diagnóstico servirá de suporte para ações de políticas públicas do Governo do Estado. “Na pesquisa, vamos conhecer melhor essa atividade pesqueira no Estado, além de buscar as condições para fomentar a atividade, baseado na realidade pesqueira de cada região”, explicou.

Araguaia

No Rio Araguaia, foi feito o levantamento socioeconômico entre os meses de março e outubro de 2016, quando foram percorridos 11 municípios e quatro aldeias indígenas do Estado.

Resultado

O Tocantins possui um total de 7.033 pescadores em 37 colônias. A previsão é de que as pesquisas sejam divulgadas em maio de 2018.

Compartilhe esta notícia