Agricultura realiza workshop sobre potencial de produção de agroenergia no Tocantins

10/11/2017 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Com proposta de elaborar o Plano Estadual de Agroenergia Eficiência Energética e Marco Regulatório de Biocombustíveis no Estado do Tocantins, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Etado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza nos dias 13 e 14, o 1° Workshop para apresentação dos resultados do módulo I do Diagnóstico do Potencial de Produção de Agroenergia no Estado do Tocantins do Projeto Elaboração do Plano Estadual de Agronergia, Eficiência Energética e Marco Regulatório de Biocombustivel no Estado do Tocantins. O evento acontece no auditório da Seagro, com início às 9 horas.

A ação faz parte do Contrato de nº 9 de 2017, SGD nº 2017.33009.003812, integrante do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). O evento conta com o apoio de instituições parceiras como o Consórcio CP Empreendimento LTDA e a CHESS Ambiental LTDA.

Durante o evento, serão apresentados os resultados do Módulo I - Diagnóstico do Potencial de Produção de Agroenergia no Estado do Tocantins do Projeto e a Elaboração do Plano Estadual de Agronergia, Eficiência Energética e Marco Regulatório de Biocombustivel no Estado do Tocantins integrante do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

“Foram feitas pesquisas por meio de entrevistas realizadas em campo. Agora, é a oficina final de consolidação do diagnóstico do plano estadual de agroenergia e construção do Marco regulatório de biocombustíveis do Tocantins”, informou o diretor de Gestão de Projetos da Seagro, Thiago Dourado.

Participam do evento, representantes de instituições públicas, privadas e de ensino, sociedade civil organizada e produtores das principais culturas envolvidas na produção de bioenergia, a saber: soja, eucalipto, cana-de-açúcar, frango (biogás produzido com base na cama de frango), milho e batata-doce.

No mundo inteiro, a agroenergia é uma nova fronteira de expansão do agronegócio, que sai da base alimentar para a produção de bioenergia. Aproveitar resíduos da agropecuária ou mesmo produzir biomassa para geração de energia é uma oportunidade de novos negócios, possibilitando a melhoria da competitividade de empresas e empreendimentos rurais. O Tocantins possui um grande potencial para a produção de agroenergia com florestas plantadas e cana-de-açúcar, entre outros. O setor vem se estruturando nos últimos dois anos e avançando no fomento à atividade.